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Dicas para as provas.

1 – Se competir fora de sua cidade, procure chegar com 2 dias de antecedência, e no dia anterior ao da prova, no horário que estiver prevista a largada da etapa de natação, procure observar o movimento da maré (se for no mar), e se possível nadar no local da competição, de forma a observar se existem pontos de risco e de referência para auxiliar a orientação durante a prova. Um passeio no percurso do ciclismo  e da corrida, para observar as características destes e se existem pontos que exijam mais atenção também é aconselhável.

2 – Sempre compareça ao simpósio, fique atento as informações quanto aos horários de abertura e fechamento da “área de transição”, horários de largada das categorias, orientações quanto ao percurso, as regras de prova, horário de retirada da bicicleta, utilização dos numerais nas vestimentas e na bicicleta, etc.

3 – Faça a fixação dos numerais no dia anterior ao da prova. Se utilizar “fita” para a fixação do número para a corrida, teste a fixação e o ajuste da mesma. Se fixar o numeral no macaquito, cuide para que este não atrapalhe a natação (se utilizar roupa de borracha não haverá problema).

4 – Procure  manter seus hábitos alimentares praticados durante os treinamentos. Não há nada lícito que você possa ingerir para melhorar sua performance na prova, mas existem alimentos aos quais você não está habituado que poderão lhe causar transtornos gástricos e intestinais que poderão lhe causar muitos problemas.

5 – Faça um check list de todo material que você deve levar para a prova (traje de competição, touca de natação, óculos de natação, óculos de natação reserva, bicicleta, capacete, sapatilha, óculos de competição, squeeze com o isotônico, bomba, câmera reserva, algumas chaves para apertos, tênis de competição, fita de numeral, boné, bloqueador solar, vaselina sólida se for utilizar roupa de borracha, saco plástico para auxiliar na colocação da roupa, toalhinha para ficar no chão, toalha para o corpo, agasalho para utilizar antes e após a prova, chinelo).

6 – Chegue com pelo menos 20` a 30` de antecedência para colocar seu material na “área de transição” . Coloque sua bicicleta apoiada pelo selim e disponha seus equipamentos de forma racional, da maneira que você treinou, e repasse os procedimentos das transições. Lembre de deixar engrenada uma relação de marcha adequada para os primeiros metros do ciclismo.

7 – Aqueça para a etapa de natação, alongando e nadando pelo menos algo em torno de 6 minutos, observe as características do local de largada, as condições do percurso de corrida até a água e da entrada na mesma. Algumas provas largam de pontilhões e outras de dentro da água, e uma boa colocação e consciência do que irá fazer após o sinal de partida, farão com que a prova comece de maneira positiva. Na saída da água, procure aproveitar as ondas para ganhar velocidade e fique em pé somente quando sua mão tocar o solo, pois a partir daí pode se deslocar correndo.

8 – No ciclismo, se a prova permitir vácuo, seja inteligente e veja se vale a pena “puxar” o grupo de atletas, e como fazer isto sem comprometer sua corrida. Lembre-se que por alguns momentos o ritmo pode parecer muito lento e em outros muito rápido. Saiba lidar bem com estas situações. Se a prova não permitir vácuo, a posição aerodinâmica é fundamental para uma boa performance. Entre na cadência de pedaladas na qual você treinou e não tenha preguiça de usar o câmbio. Prepare-se para a corrida, hidratando-se e alimentando-se de acordo com as orientações que recebeu dos profissionais que lhe auxiliaram no treinamento (nutricionista, professor, atleta mais experiente).

9 – Na corrida, dependendo da tática de prova, e portanto do momento, você pode ter que alterar seu ritmo de corrida para não perder o grupo de atletas. Lembre-se que isto irá acarretar um desgaste muito alto, e fará diferença logo mais. Algumas vezes vale a pena, mas somente na hora que poderá saber. Arrisque.

10 – Lembre-se das orientações recebidas durante a sua preparação, concentre suas energias, fique ligado em tudo que passa a seu redor e nunca desista.

 

Prof. Ms. Homero Cachel
CREF 6227 G/PR

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