Noticias

Contato

Treinamento de Natação no Triathlon

Professor Homero Cachel – CREF 6227 G/PR

Mestre em Educação Física – Fisiologia da Performance

Técnico ITU – Nível 1

Para falarmos de natação no triathlon temos que ter em mente que o atleta de triathlon não é “apenas” um nadador, e sim um atleta que compete em um evento de endurance, que une 3 desportos cíclicos em um único e contínuo evento, com características próprias e que exige destes atletas uma preparação complexa, para que o rendimento seja equilibrado e o mais alto possível em cada uma das etapas da prova, com um resultado final que satisfaça as exigências impostas pelos eventos.

O triathlon é uma modalidade fascinante, com um grande apelo de mídia, e que exige dos participantes uma boa dose de dedicação, ou seja , de muitas horas semanais de treino, alimentação adequada, processos de recuperação, equipamentos de qualidade e orientação segura, sendo necessária uma equipe multidisciplinar para dar todo suporte que  os triatletas necessitam.

Em comparação com as primeiras provas de triathlon realizadas nos mais diferentes lugares do planeta, temos hoje um perfil de atleta especializado nesta modalidade, pois nos primeiros anos do esporte, atletas vindo de outras modalidades tiveram sucesso, mesmo sendo “fracos” em uma das 3 disciplinas.

As provas de triathlon são regulamentadas pela ITU (International Triathlon Union) , com sede no Canadá, que é reconhecida pelo COI , e na qual é filiada a CBTri. Existe ainda uma organização chamada TPT (Triathlon Professional Tour) , que organiza provas com regulamento próprio e ainda as provas de Iron Man e 70.3 , com as classificatórias ao redor do mundo e o Campeonato Mundial no Hawaí .

Agora vamos falar de natação no triathlon, e vamos ver que o triathlon pode nos trazer muitos problemas na preparação dos nossos atletas, seja qual for o seu nível, pois temos muitas variáveis pela frente, a começar pelo percurso da etapa de natação, que dependendo da prova pode ser relativamente curto ou muito longo.

A natação no triathlon é apenas a primeira parte da prova, e pode, dependendo do percurso e das características do evento, definir logo nesta etapa quais atletas terão as melhores possibilidades de sucesso.

Alguns estudos revelam que em média, a etapa de natação consome de 15% à 20% do total do dispêndio energético exigido durante a prova. Estes dados variam muito, dependendo de vários fatores, entre eles a eficiência de nado de cada atleta, as características do percurso no qual se desenvolve a prova (temperatura, correntes, ondas, salinidade, vento, etc) ,e a possibilidade de utilização ou não de roupas de neoprene entre outros (temperatura da água abaixo de 20º.C).

O triathlon não se resume à apenas uma única distancia de prova, e dependendo desta distancia teremos uma especificidade em relação à duração desta etapa, sendo necessário direcionar o treinamento para este fim.

Mais tarde veremos algumas características do treinamento para os mais variados percursos.

 

DISTÂNCIAS NA ETAPA DE NATAÇÃO MAIS COMUNS NO TRIATHLON

 

PERCURSO NADADO

DENOMINAÇÃO DA PROVA

EXEMPLO DE PROVA

250 m

Super Sprint

Fast Triathlon

750 m

Sprint (Short)

SESC Caiobá - amador

1.500 m

Olimpico

World Cup / Jogos

1.900 m

Meio Iron / 70.3

Brasília

3.800 m

Iron Man

Florianópolis

10.000 m

Ultra Man

Hawaí

Outras distancias

As mais variadas

Aonde houver estrutura

logo-footer

Assessoria, consultoria, treinamento funcional, fitness, avaliação física e fisiológica.

Contato

Entre em contato e saiba mais sobre o nosso trabalho.

(41) 9962-7413
(41) 9636-6528
contato@homerocachel.com.br