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Música para melhorar o desempenho

Por: Michele Ferrari

Publicado em: 4 de janeiro de 2015

Tradução: Prof Homero Cachel

Em 2008, o pesquisador Alexei Koudinov (Doping Journal, 2008, 5: 2-10) observaram que Michael Phelps manteve a ouvir música nos fones de ouvido, até poucos segundos antes de entrar na piscina, nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde conquistou oito medalhas de ouro .

Em seu artigo Koudinov eventualmente acusa Phelps de doping, pois de acordo com o Código da WADA, este proíbe "qualquer aumento artificial do transporte e transferência de oxigênio".

De fato, muitos estudos científicos mostram que ouvir música pode modificar a eficiência da respiração e aumentar a saturação da hemoglobina, melhorando efetivamente o transporte de oxigênio para os músculos.

Ouvir música antes ou durante o esforço tem um efeito relaxante sobre a musculatura, reduzindo o consumo de O2 para os músculos que não estejam envolvidas na ação, portanto, podendo aumentar a oxigenação dos músculos envolvidos no movimento. Mesmo a comunicação e coordenação cérebro-músculos fica melhor, economizando o gasto de energia, com um "mecanismo de realimentação bioquímica derivada de uma fonte externa": música, precisamente.

Um estudo recente (Pre-task Improves swimming music performances, J Sports Med Phys Fitness, 2014)  demonstrou que escutar música 5min (pré selecionadas) até 1min antes da prova (200 m estilo livre) melhora o tempo de execução cerca de 2 "(1,44%) em um grupo de nadadores de nível regional, em comparação com o grupo controle, que foi a natação em condições silenciosas.

Outro estudo de 2014 (Music Enhances performance and perceived enjoyment of sprint interval exercise, Med Sci Sports Exerc) detectou uma melhora na potência de pico e potência média em 4 repetições de 30 seg esforços "máximo" em um ciclo-ergômetro, separados por 4 min recuperação, em um grupo de adultos jovens moderadamente treinados.

Já em 1998 (Int J Sports Med, 19: 32-37) notou-se que ouvir música durante 15 minutos rodando a 70% do VO2max mostraram reduções significativas na frequência cardíaca (152,9-145,9 batimentos / min), na pressão arterial sistólica (158,1-151,7 mmHg) e no ácido láctico (2,75-2,13 mM /L) em homens bem treinados.

Outro estudo sobre triatletas de elite (J Med Sci Esporte, 2012; 15: 52-57) envolvidos na corrida, mostra uma extensão do "esgotamento" em 19% ao ouvir música. Lactato também resultou inferior e o consumo de O2 foi reduzido em 1% com a mesma velocidade. A técnica de corrida é mais econômica também.

Os autores concluem que "musica produz benefícios ergogênicos, psicológicos e fisiológicos".

Pessoalmente, enquanto realizei um treinamento no cicloergômetro, ouvindo músicas do The Doors, sempre as mesmas, notei uma redução da sensação de fadiga, bem como a diminuição das concentrações de lactato a uma determinada frequência cardíaca. Provavelmente esses ritmos musicais podem induzir esses mecanismos de feedback neuromusculares, melhorando sensivelmente o meu desempenho.

 

Nota do tradutor:

Os recordes mundiais da “hora” (Voigt)  e do 10.000 m (Bekele) foram quebrados com o auxílio de musica. No caso de Voigt, tenho informação de que no sistema de som do velódromo tocava uma seleção de músicas por ele escolhidas e na pista Bekele contou com uma batucada nativa (ETH).

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