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A Corrida no Triathlon

A HORA DA DECISÃO

Como no ciclismo, o treinamento da corrida no triathlon possui as mesmas características e necessidades que existem na prova isolada, somando-se a isto o fato de que a performance na corrida é precedida da etapa de ciclismo, a qual é por sua vez, precedida pela  etapa da natação. Portanto, é fácil perceber que, a performance da corrida sofre significativa influência das etapas anteriores, e vários estudos referentes a isto já foram publicados.

A corrida, assim como o ciclismo, sofre muito a influência do meio. A distância e o traçado do percurso, a variação da altimetria, a temperatura e a umidade do ar, a velocidade e a direção do vento, bem como a estratégia de prova modificam em muito o resultado final.

A velocidade de corrida, no limiar anaeróbio, é novamente o parâmetro fisiológico determinante de maior rendimento nesta etapa, e esta relacionada com a eficiência de corrida dos atletas (menor consumo de oxigênio para uma mesma velocidade de corrida). A eficiência na corrida é dependente das características morfológicas do atleta (massa corporal, comprimento dos segmentos do corpo, distribuição de fibras musculares, e técnica de corrida entre outros), e da experiência na modalidade (anos de treinamento). O treinamento de corrida para o triathlon deve considerar todas estas “influências” que intervêm na performance desta modalidade. Muitas vezes quando estes fatores são negligenciados, o resultado final é frustrante para técnicos e principalmente para atletas.

O treinamento de corrida, imediatamente após o ciclismo (transição), é fundamental para que o atleta se habitue a entrar no ritmo correto da corrida, e suporte o stress físico e psicológico deste momento, podendo ser realizado de forma intervalada ou contínua.

O atleta deve ter na corrida o seu “ponto forte” , se não em performance, ao menos em motivação para finalizar bem a prova.

 

TRANSIÇÕES OU PASSAGENS.

Transições ou passagens são os treinos aonde utilizamos duas ou três modalidades de forma contínua, de maneira que constituam uma única unidade de treino.

Exemplo : natação/ciclismo ; ciclismo/corrida ; natação/corrida; corrida/ciclismo/corrida,  ou outra combinação a critério do técnico.

São unidades de treino que podem combinar os métodos de treinamento de forma muito criativa, atendendo as necessidades de preparação física, técnica,  tática e psicológica dos atletas.

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